Feito inédito de A. Paulo
Nunca um madeirense se tinha qualificado para uma final de um Europeu Ao apurar-se ontem directamente para a final dos 3 mil metros obstáculos no Europeu de Atletismo que se está a realizar em Barcelona, o atleta madeirense, Alberto Paulo, alcançou um feito inédito no atletismo regional. Com o tempo de 8.30,26 minutos, o corredor conseguiu o sexto tempo no conjunto das eliminatórias corridas na manhã de ontem. Mais. Foi o único dos três portugueses que correram as meias-finais a garantir o apuramento para a derradeira.
A concentrar-se para a final, o atleta de 24 anos, do Marítimo, mostrou-se visivelmente satisfeito com o feito alcançado na manhã da passada sexta-feira. "Estou bastante contente por ter passado à final, porque era um resultado difícil de concretizar, apesar de através do ranking dizer que tinha o 10º tempo e passavam doze atletas".
Satisfeito mas realista com o apuramento obtido, Alberto Paulo recordou as últimas participações em provas internacionais. "Não foi fácil chegar aos quartos-de-final. Ainda bem que consegui pois fico bastante contente por isso. Foi mais um passo e um bom desempenho meu a nível internacional. Nas outras provas tenho ficado sempre pela meia-final, agora consegui ir à final, o que é mais um grande passo. Estou bastante contente por isso".
O atleta madeirense descreve assim a prova que realizou: "Senti muita dificuldade. Houve alturas em que tive um pouco de dúvida e se conseguiria mesmo me qualificar mesmo por tempos. A determinada altura comecei a sentir-me mais à vontade e na parte final consegui acelerar um bocado mais. Aumentei o ritmo e cheguei ao quarto lugar", afirmou, com emoção.
"Prefiro uma final rápida"Questionado sobre o que pode fazer na final, amanhã, às 19h45, Alberto Paulo evita avançar com um prognóstico da prova. "O que se pode esperar é que eu vou fazer o melhor que puder. Esta prova já foi muito difícil".
Numa ténue previsão do atleta do Marítimo, um lugar nos oito primeiros já deixava o madeirense satisfeito que depois acrescenta: "É quase imprevisível avançar com um resultado porque tudo irá depender de como a prova será lançada.
Indagado sobre que tipo de final prefere, Alberto Paulo fala numa prova rápida. "Uma prova mais rápida será um pouco melhor para mim em termos tácticos".
"Ele terá de ir à procura de melhores condições de treino"Visivelmente agradado com o apuramento de Alberto Paulo para a final dos 3 mil metros obstáculos, o presidente da Associação de Atletismo da Madeira, Policarpo Gouveia, sublinha a proeza do corredor madeirense. "É um feito histórico porque é a primeira vez que um atleta madeirense está numa final dos campeonatos da Europa. Fê-lo com inteligência e raça, assegurando a classificação directa".
Considerando que Alberto Paulo teve um apuramento "fácil", Policarpo Gouveia diz que a final será muito mais difícil. "Agora vamos aguardar, sabendo antemão que na final de domingo vai estar o recordista europeu e o medalha de prata dos Jogos Olímpicos. Se o Alberto ficar nos oito primeiros já é muito bom para ele e para a Região".
Poucas condições de treinoPreocupado com as condições de treino do atleta do Marítimo, Policarpo Gouveia diz que a Região não oferece condições para a evolução do atleta. "Falta um pouco de tudo na Região". Perante este cenário, o responsável pelo atletismo madeirense diz que a solução passará pela saída de Alberto Paulo da Região. "Ele terá de ir à procura de um lugar onde encontre aquilo que necessite. É normal que o treinador dele procure isso. Isso não é drama nenhum, não é nada de outro mundo", afirmou.
DN